terça-feira, 13 de março de 2012


FOFOCA ? DEUS ABOMINA !



 Quem vive contando casos não guarda segredo; por isso, evite quem fala demais.

Provérbios 20.19

Fico, algumas vezes, refletindo no por que do ser humano ser tão tentado a fofocar !
É óbvio que, incialmente, deve-se à nossa própria natureza pecaminosa. Somos maus!
E sendo mais práticos, outra razão lógica é porque queremos ser importantes: “Sei de algo que vocês não sabem !”
Outro motivo é o orgulho. Dessa forma aparentamos importância, construindo um pseudo-reconhecimento, utilizando para isso a desgraça alheia. Além disso, ao fofocarmos, tomamos como cúmplices de maledicência nossos melhores amigos.
Em 1 Coríntios 13:7, lemos: Se você amar alguém, será leal para com ele, custe o que custar. Sempre acreditará nele, sempre esperará o melhor dele, e sempre se manterá em sua defesa (NTV).
Veja algumas sugestões que podem nos ajudar a fugir da fofoca:
1-         Deus espera que você se detenha em: ... Tudo o que for verdadeiro, tudo o que for nobre, tudo o que for correto, tudo o que for puro, tudo o que for amável, tudo o que for de boa fama, se houver algo de excelente ou digno de louvor, pense, nessas coisas (Filipenses 4:8).

2-       Reconhecer que a fofoca nada mais é que pecado. Só para conhecer a avaliação divina sobre esse costume, leia Provérbios 6:16-19. Há seis coisas que o Senhor odeia, sete coisas que Ele detesta: ...a testemunha falsa que espalha mentiras, e aquele que provoca discórdias entre irmãos.

3-         A qualquer hora do seu dia, peça: Coloca, Senhor, uma guarda à minha boca; vigia a porta dos meus lábios (Salmo 141:3).

4-       Planeje adiante – em situações perigosas, quando você perceber que a tentação para fofocar virá, peça sabedoria a Deus. Peça que Ele lhe dê idéias positivas e criativas para reverter a conversa para um plano proveitoso. No entanto, se o rumo da conversação insistir em tomar o caminho errado, tenha coragem e corte-a em definitivo.

Pense nisso
     Quem muito fala trai a confidência, mas quem merece confiança guarda o segredo        (Provérbios 11:13).

Nenhum comentário:

Postar um comentário